quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ser Semelhante a Jesus (Melissa Guimarães - Mel Guima)

Meditando sobre ser exemplo, sobre marcar as pessoas ao meu redor, sobre ser parecida com Jesus, me deparei com uma realidade muito comum entre nós cristãos. Entenda-me, não tenho a intenção de trazer peso ao seu coração, mas sim encorajá-lo(a) a ser mais do que tem sido, da mesma forma como fui encorajada ao ser ministrada por Deus sobre esse assunto.

Vamos todos concordar que nós, em nenhuma outra época fomos tão bem aceitos na sociedade. A facilidade com que falamos de Jesus nas escolas, faculdades, empresas, rádios, tv e internet tem sido fator determinante para o crescimento da igreja.
As denominações estão entupidas de pessoas com as mais diferentes origens, das mais diferentes aparências, mas poucas, muito poucas parecidas com Jesus. Porque?
A resposta é simples. Temos observado apenas um lado da moeda. Ser cristão demanda muito mais do que apenas falar de Jesus. Ser cristão significa SER SEMELHANTE A JESUS!
Ser semelhante a Jesus nos mais diferentes aspectos que o definem. Ser semelhante a Jesus sim, no amor, mas principalmente no exemplo. Porque se formos semelhantes a Jesus no exemplo, o seremos também no amor!

Veja Jo 14: 15-24
Nesse texto o próprio Jesus afirma que quem o ama, necessariamente anda segundo as Suas palavras. Nós não temos observado esse detalhe. Na verdade nunca se estudou tão pouco as escrituras como agora. Claro que existem exceções. Parece que essa preocupação deixou de ser da igreja. Exagero? Então como explicaríamos a crescente e absurda quantidade de "crentes frequentadores de denominações", sem qualquer compromisso com o exemplo ou em parecer com o Mestre?

Em 1 Jo 5: 2 ,3 lemos: "Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos Seus mandamentos. Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos Seus mandamentos. E os Seus mandamentos não são pesados."
Note que a condição é amar a Deus, obedecê-Lo e por consequência amar outros. Não pode ser o contrário porque sendo assim, esse amor ao outro não permanecerá. Precisa ser um amor fundamentado em amar e obedecer. Lembre-se: "Aquele que não me ama não obedece às minhas palavras." Jo 14:24

Somos aceitos em todos os lugares porque nossa maneira de ser não constrange mais.
E quem disse que precisamos ser iguais ao mundo? Ninguém amou ao mundo mais que Jesus e Ele não é e nunca foi parecido com o mundo. O mundo jaz no maligno e Jesus veio ao mundo para destruir as obras do maligno, 1Jo 3:8.

Ser semelhante a Jesus só será possível se vivermos a Palavra porque Ele é a Palavra.
Ser semelhante a Jesus só acontecerá quando o prazer de estar com Ele for maior que o prazer de fazer para Ele.
Ora, eu não preciso amar alguém para trabalhar para essa pessoa, mas preciso amá-la para me relacionar intimamente com ela e relacionamentos íntimos geram compatibilidades e semelhanças. Só seremos semelhantes a Jesus se o conhecermos, se estivermos nEle, entretanto, temos entendido a importância do serviço e esquecido o valor da Presença.

Estar na Presença é o fundamento.

Deste lugar o serviço faz sentido porque é feito nEle e para Ele. O fazer discípulos faz sentido porque são os discípulos dEle e não nossos.
Neste lugar é fácil ser semelhante a Jesus porque estamos mais perto do exemplo, mais perto do modelo. Neste lugar Seus mandamentos realmente se tornam leves e passamos a viver sem o jugo e a pressão de fazer tudo certo, é automático, acertamos muito mais, erramos muito menos.

Nosso desafio é ser semelhantes a Jesus, antes de fazê-Lo conhecido. Jesus certamente será conhecido através de nossas vidas se formos parecidos com Ele.

Você quer SER SEMELHANTE A JESUS?

No amor eterno,

Melissa Guimarães

HTTP://melguima.blogspot.com

HTTP://twitter.com/Mel_Guima

(Participação enviada por Melissa Guimarães "Mel Guima", discípulo do Senhor Jesus e Líder de Louvor da Comunidade Cristã Videira em Fortaleza.)

3 comentários:

  1. Lindo texto!
    Glória a Deus pela vida da Mel!
    Ela é uma bênção e reflexo do amor e caráter de Cristo!!

    Bia Aragão.
    www.biaaragao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ALELUIA...AMEI AS PALAVRAS ESCRISTAS
    REALMENTE PRECISAMOS SER ESSE REFLEXO DE CRISTO.GENTE...GLORIA A DEUS POR TERMOS ESSA LIBERDADE DE FALAR DE CRISTO.UUUUUUUUUUUH
    CECILIA RITA.

    ResponderExcluir
  3. realmente a responsabilidade tem nos chamado a esse mistério de ser como Cristo foi para que as vidas sejam impactadas e atraídas não pela a nossa essência mas pela a essência do Amor de Deus em Cristo nosso Senhor que está em nós......Graça E Paz

    WALLACE COSTA_laxgolan@yahoo.com.br

    ResponderExcluir